13 de setembro de 2016

Reunião mediada pela DPU gera reativação de setor de transplantes no RJ

Foto: Gloria Melgarejo (DPU/RJ)
A equipe de transplantes renais do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), responsável pela realização de 80% dos procedimentos no Rio de Janeiro, informou que vai retomar os trabalhos imediatamente. Os médicos haviam decidido, na última sexta-feira (09), paralisar as atividades do setor, por estarem sem receber salários há três meses.

Foto: Henrique Huber (Cremerj)
A decisão de retomar os trabalhos foi tomada na manhã esta terça feira (13), após reunião de emergência convocada pelo defensor público federal Daniel Macedo, titular do 2º Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro (DHTC/DPU-RJ), para discutir a grave situação dos transplantes renais no estado. Compareceram representantes do HFB, do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), dos hospitais universitários Pedro Ernesto (HUPE) e Clementino Fraga Filho (HUCFF), além do diretor-geral do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), Jair Vinnícius Ramos da Veiga.

Foto: Henrique Huber (Cremerj)
Logo após o encontro, recursos do Fundo Nacional de Saúde foram repassados à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com destinação de regularizar os pagamentos aos integrantes da equipe cirúrgica, o que levou à decisão pelo imediato reinício dos transplantes. 

Foto: Gloria Melgarejo (DPU/RJ)
De acordo com resposta a ofício dirigido pela DPU à Central de Transplantes, até o mês de julho de 2016, 728 pacientes aguardavam na fila de espera pela cirurgia, sendo 723 adultos e cinco crianças.


Foto: Henrique Huber (Cremerj)
Foto: Henrique Huber (Cremerj)
Foto: Gloria Melgarejo (DPU/RJ)
Foto: Gloria Melgarejo (DPU/RJ)

Comunicação DPU/RJ

2 comentários:

  1. Parabéns ao Defensor Público pelo trabalho singular desempenhado. É uma pena que os principais meios de comunicação não divulguem esse trabalho fantástico desempenhado pelo DPU. Não permitir que um setor de transplante pare de funcionar é algo que deveria ser muito noticiado em âmbito nacional

    ResponderExcluir
  2. Bom conhecer esse blog! Quero mais ainda ser convocada e trabalhar em uma instituição que faz algo tão nobre! Obrigada pelo conteúdo!

    ResponderExcluir